Parnaíba registra um dos maiores volumes de chuvas do Brasil

Nas últimas 24 horas as cidades do litoral piauiense Parnaíba e Ilha Grande registraram os maiores volumes de chuva do Brasil. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Segundo os índices do Cemaden, em Parnaíba choveu 256mm. Já em Ilha Grande o volume da chuva chegou a 250 mm. No ranking das cinco cidades onde mais choveu no Brasil aparece ainda as cidades de Humaitá (AM), Fernandes Tourinho (MG) e Florestal (MG).

Parnaíba e Ilha Grande registraram o maior volume de chuva do país nas últimas 24h — Foto: Reprodução/Hora 1

De acordo com o climatologista, a previsão é de mais chuvas até o final do mês. “Demorou um pouco, mas está chovendo o que deveria ter chovido ao longo do mês e essas chuvas devem continuar até o final de março, mas, embora ainda exista a possibilidade de temporais nessa região, é improvável que eles tenham essa magnitude”, afirmou Werton Costa.

“O que aconteceu é que a precipitação se concentrou naquela região e por isso os indicadores de chuva foram tão expressivos, mas a natureza redistribui a umidade. Esse volume de chuva foi provocado pelo calor dos oceanos, que estão superaquecidos, tem muita instabilidade no mar, em todo o Atlântico, e a atuação da zona de convergência intertropical, que provoca essas chuvas”, completou o climatologista.

O levantamento da prefeitura constatou que cerca de 300 residências foram atingidas com as chuvas. Uma grande parte na região do chamado Piscinão, no bairro Piauí. Até agora são 27 famílias transferidas para abrigos da Prefeitura.

Só lembrando que nesta sexta-feira (22) a prefeitura de Parnaíba decretou situação de emergência diante da intensa chuva que caiu na cidade. Vários bairros da cidade registram alagamentos e, segundo o Corpo de Bombeiros cerca de 20 famílias estão desabrigadas no município.

 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.