Reitor Arimatéia Dantas
Na tarde da última quinta-feira (08), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), matrizes de peixes e alevinos das espécies tambaqui e pacamã vindos de Petrolina (PE) com destino à estação de piscicultura no Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba. A intenção é iniciar as atividades de aquicultura na estação do Campus para produção de sementes e, consequentemente, de alevinos para atender os aquicultores de base familiar.
Para o Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, os peixes, além de contribuírem para pesquisas na UFPI, irão servir às comunidades da região. “A CODEVASF cedeu para a UFPI uma estação de piscicultura que estava inativada, fizemos todas as reformas necessárias e construímos o galpão. Agora estamos realizando um excelente trabalho que vai atender não apenas essa demanda interna no sentido de formar nossos profissionais para realizar pesquisa, mas também, à comunidade. Tudo feito com espécies de peixe capturadas na região de Parnaíba e espécies que estão sendo trazidas de Petrolina, que servirão de estudo para os alunos do curso de Engenharia de Pesca, pesquisadores, dando também um retorno à comunidade”, destacou.
Agora o Campus está desenvolvendo tecnologia para obter a reprodução de qualquer tipo de peixe em cativeiro, expedições ao Delta serão feitas no sentido de resgatar peixes que estejam em extinção para conseguir reproduzi-los e criar na estação de piscicultura dentro das possibilidades, auxiliando o conhecimento dos estudantes para que eles, quando profissionais, possam dar retorno à sociedade. Esse é o propósito final de todos os projetos que a UFPI tem implantado no Campus.
