Parque do Delta do Parnaíba registra crescimento de 35% no número de visitantes

Parque Nacional Serra da Capivara (Foto: Gabriela Fujita).

Os parques nacionais brasileiros têm conquistado cada vez mais a preferência dos turistas. O ano passado registrou um pico de visitação, com um registro histórico de 11,8 milhões de pessoas, 15% a mais que o total de 2022. Os dados constam de monitoramento realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra as unidades de conservação federais.

O resultado representa um recorde em comparação aos anos anteriores, e reflete não apenas uma surpreendente recuperação dos números pré-pandemia, mas também uma crescente demanda por experiências ao ar livre e em contato com a natureza.

Os parques do Piauí não estão entre os 10 mais visitados do Brasil, mas registraram aumento acima da média nacional no número de vistantes. Por exemplo, o Parque Marinho do Delta do Parnaíba recebeu 69.218 pessoas em 2023, um aumento de 35,5% quando comparado com 2022, quando esse número chegou a 51.066.

O Parque Nacional da Capivara recebeu no ano passado 36.732 pessoas, um cerscimento de 29% quando comparado com o ano de 2022, quando o total de visitantes chegou a 28.292. O parque ocupa parte dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias

Confira os 10 parques mais visitados:

– Parque Nacional da Tijuca: 4.464.257 visitantes

– Parque Nacional do Iguaçu: 1.800.225 visitantes

– Parque Nacional de Jericoacoara: 1.487.283 visitantes

– Parque Nacional da Serra da Bocaina: 715.537 visitantes

– Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha: 618.238 visitantes

– Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: 408.235 visitantes

– Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal: 323.149 visitantes

– Parque Nacional de Brasília: 300.603 visitantes

– Parque Nacional de Ubajara: 210.898 visitantes

– Parque Nacional da Serra dos Órgãos: 208.974 visitantes

O crescimento da visitação aos parques nacionais confirmam os resultados da pesquisa Tendências de Turismo 2024, realizada pelo Ministério do Turismo. O estudo mostrou o turismo de natureza/ecoturismo como a segunda principal motivação do viajante brasileiro, com 27% da preferência dos entrevistados, atrás apenas do turismo de sol e praia, o favorito de 59% dos consultados.

“O Ministério do Turismo tem apostado cada vez mais no fomento ao segmento do ecoturismo, como uma política pública para a promoção do turismo sustentável, pois, em especial depois da pandemia de Covid-19, as pessoas passaram a buscar mais essa forma de conexão com a natureza, aliada a ações de preservação das nossas riquezas naturais”, destacou a coordenadora geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do MTur, Carolina Fávero.

Tijuca

O Parque Nacional da Tijuca, situado no coração da cidade do Rio de Janeiro (RJ), segue como líder do ranking de visitas. Em 2023, o local alcançou pela primeira vez a marca histórica de mais de 4 milhões de pessoas. A unidade passou de 3.542.778 de frequentadores, em 2022, para 4.464.257, no último ano. Suas trilhas, cachoeiras e vistas panorâmicas continuam a cativar brasileiros e estrangeiros, oferecendo experiências para diversos perfis de público.

O analista ambiental Leonardo Freitas, da equipe de uso público do Parque Nacional da Tijuca, explica que o aumento de cerca de 25% na visitação aconteceu de forma bem distribuída em toda a unidade. A Floresta da Tijuca e o Parque Lage, nos quais não há cobrança de ingresso, receberam cerca de 30% a mais de visitantes na comparação com 2022, enquanto o Corcovado e a Vista Chinesa aumentaram o seu público em 27% e 15%, respectivamente.

Liderança

Os parques nacionais destacam-se como alguns dos principais destinos de visitantes brasileiros e estrangeiros, respondendo por 45% do total de frequentadores entre todas as modalidades de unidades de conservação federais do país. Aproximadamente três em cada quatro parques do Brasil conseguiram monitorar sua visitação, sinalizando uma eficiente cobertura de monitoramento.

“Os parques nacionais protegem algumas das paisagens brasileiras mais importantes, sendo esperado que fossem a categoria mais visitada. Além disso, o desenvolvimento da interpretação ambiental, da recreação em contato com a natureza e do ecoturismo compõe alguns dos objetivos primários da categoria”, disse o coordenador de Estruturação da Visitação do ICMBio, Paulo Faria. Além dos parques nacionais, outras categorias de unidades de conservação têm se destacado ano após ano no registro de visitas, como áreas de proteção ambiental, reservas extrativistas, reservas biológicas e estações ecológicas, evidenciando a diversidade de opções oferecidas aos turistas no país.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.