Parte do Casarão Simplício Dias será cedido para abrigar “Museu da Maçonaria”: População protesta

A divulgação de que a Prefeitura de Pàrnaíba vai ceder o terceiro andar do Casarão de Simplício Dias para a Maçonaria instalar o seu Museu, provocou reações negativas de diversos setores da sociedade civil organizada. Nas redes sociais, várias foram as manifestações de intelectuais, escritores, jornalistas, historiadores, etc.
Mapa da Cultura - Casa Grande de Simplício Dias da Silva - Mapa da Cultura
Casa Grande de Simplício Dias
Eis algumas dessas manifestações: “Com uma canetada, o Mão Santa estará entregando definitivamente pra Maçonaria o prédio de maior valor histórico da cidade de Parnaíba. Será um caminho sem volta.
A Casa Grande de Simplicio Dias, por sua importância, deveria abrigar um Museu da Cidade, mantida pelo município. Talvez poucos percebam que isso não mais será possível Com essa Cessão de Direito Real de Uso para Maçonaria. Povo que não valoriza sua história não se respeita!
Convite da Prefeitura para a solenidade de entrega de parte do patrimônio da cidade para a Maçonaria
“Precisamos realizar uma grande mobilização em defesa do que é da Parnaiba. 
A nossa gloriosa memória aos poucos se esvai  com a ignorância daqueles que se julgam está acima da grande maioria da população.
Os parnaibanos são contra esta aberração, de interesse particular e egoísta.
A casa grande foi adquerida e totalmente restaurada pelo prefeito José Hamilton e Flrentino Neto para abrigar o Museu da Cidade. É inadmissível o ato que hora estamos presenciando .
Parnaiba precisa reconhecer e cuidar da sua história, a Casa Grande representa o marco glorioso de um passado inesquecível e vitorioso.
Museu da Parnaiba, já!” (Reginald Jr.)
“Queremos e lutamos por um MUSEU que contemple todos os lados da História de Parnaíba e não um que conte apenas um lado dela!” (Helder Fontenele)
Do notavel escritor e poeta parnaibano Fernando Basto Ferraz: – POVO QUE NÃO VALORIZA SUA HISTÓRIA NÃO SE RESPEITA 
EM TEMPO
Lembrar que há tempos, uma CASA DOS JORNALISTAS, na Praça da Mulher do Pote, adquirida pela Associação de Imprensa da cidade, foi cedida temporariamente para uma Loja Maçônica e esta numa mais a devolveu. O Sindicato dos Jornalistas, através do seu falecido presidente, Kenard Kruel tentou readquirir; A Associação dos Comunicadores de Prnaíba, através do seu advogado, falecido Renato Bacellar, também tentou e nunca conseguiu.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.