Pesquisadores denunciam em carta o completo abandono da Embrapa no Piauí

Pesquisadores da Embrapa do Piauí escreveram uma carta ao Chefe Geral da Embrapa Meio Norte, Luiz Fernando Carvalho Leite, reclamando da situação de completo abandono em que se encontra a regional, com a paralisação de projetos e pesquisas.

A carta foi entregue em dezembro passado através do sindicato da categoria, com cópia encaminhada para a presidência da Embrapa em Brasília, mas até agora nenhum dos dirigentes respondeu. “Na pesquisa, a sensação que temos é de total desamparo”, diz a carta. 
Os pesquisadores destacam ainda que foram obrigados a diminuir o número de animais na pesquisa, além de suspender as atividades na base física de Castelo, e pressão para que fechasse ainda a base de São João do Piauí, sob alegação de falta de recursos, mas descobriram que o dinheiro para tais investimentos é usado para outros setores, como despesas de manutenção.
“Existe uma verdadeira falta de articulação entre a Chefia, supervisão e os pesquisadores. As tomadas de decisão no que afeta diretamente a área disponível e infraestrutura para alocação de experimentos continuam sendo tomadas pela chefia e supervisões, sem considerar os anseios do grupo de pesquisadores”, afirmou. 
Reserva-se os nomes dos pesquisadores autores da carta para evitar, segundo eles temem, retaliações. O chefe geral da Embrapa Meio Norte, Luiz Fernando Carvalho Leite conversou com nossa equipe, esclarecendo que os cortes orçamentários que afetaram não somente a Embrapa mas, diversos outros setores  e empresas, públicas ou privadas, são resultado de uma crise econômica que tem afetado o país. “O governo federal fez cortes orçamentários, ainda em 2015 que comprometeram projetos de pesquisa da empresa e consequentemente o roll de atividades que envolvem esse projetos”, disse o gestor.
Luiz Fernando disse que esses cortes seguem o que ocorreu com todo o país, algo em torno de 30 por cento. Os recursos foram contingenciados e afetaram também projetos da Embrapa no Piauí. Sobre a declaração de escolha de líderes para a formação dos grupos de pesquisa, ele disse que é algo sobre o qual ele não pode opinar, por ser uma impressão subjetiva.
Veja a carta na íntegra clicando no link abaixo:

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.