PF liberta cearenses em situação de trabalho escravo, em São Paulo.

 

Trabalhadores cearenses foram resgatados nesta quinta-feira (16) em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, em São Paulo. Lá, eles trabalhavam em situação análoga à escravidão, de acordo com a Polícia Federal (PF).

A Operação Eleutheria foi deflagrada em conjunto com o Ministério do Trabalho e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime para o combate ao tráfico de pessoas e o trabalho escravo em zonas urbanas.

Dos cinco mandados de busca e apreensão cumpridos, dois foram na zona leste de São Paulo e três em São Bernardo do Campo. Em nota, a PF informou que os inquéritos foram abertos após denúncias de condições degradantes em empresas da Região Metropolitana de São Paulo. São três inquéritos policiais independentes entre si.

Um dos grupos aliciava e transportava pessoas do interior do Ceará para trabalhar em São Bernardo. Eles eram mantidos em alojamentos com condições degradantes e trabalhavam como ambulantes vendendo laticínios na região. Ficavam presos ao empregador por estarem endividados. A PF não informou naturalidade exata e idade das vítimas.

Os criminosos responderão na medida de suas participações, pelo crime de tráfico de pessoas com a finalidade de exploração do trabalho escravo, com penas de 4 a 8 anos de prisão e multa. A operação fecha as atividades relacionadas ao Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas, que aconteceu no dia 30 de julho. Fonte: O Povo. Fotos: CT. Edição: APM Notícias.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.