Piauí decide manter uso obrigatório de máscara contra a covid-19

Comitê de Operações Emergenciais Contra a Covid-19 (COE) decidiu manter a obrigatoriedade do uso de máscara em todo o Piauí para frear a disseminação do coronavírus. Apesar dos números da doença estarem em queda no Estado, os especialistas alertam que é necessário aguardar a próxima semana epidemiológica para fazer uma revisão das medidas restritivas após o período do Carnaval.

Na semana passada, o governador Wellington Dias havia ventilado a possibilidade de o Piauí desobrigar o uso de máscara após o Carnaval se os casos e óbitos de covis permanecessem.

De acordo com o COE, o fator preocupante no momento é a dose de reforço, fundamental para combater a variante ômicron do coronavírus. “Se por um lado nós temos municípios com Campo Grande do Piauí, Colônia do Piauí, Lagoa do Barro e Dom Inocêncio com mais de 60% da população elegível já com dose de reforço, temos, por outro lado, cidades como Cocal, Floriano, Assunção do Piauí e Jerumenha com menos de 10% da população com dose de reforço”, diz o documento do COE.

Para o professor Emídio Matos, que é membro do Comitê, os dados de hoje indicam que é preciso ainda muita cautela na retirada de medidas restritivas em alguns setores. O COE vai se reunir novamente no próximo dia 14 para avaliar os dados desta semana epidemiológica e discutir com o comitê municipal a possível flexibilização de medidas restritivas como o número de pessoas que podem participar de shows e uso da máscara.

“A recomendação é de aguardar a próxima semana para verificar se a semana do Carnaval vai repercutir em aumento de casos. A preocupação é com a dose de reforço, que está aumentando muito lentamente no Piauí. Então por conta disso, nossa orientação hoje é que ainda é um risco muito grande retirar as máscaras mesmo que em ambientes ao ar livre”, explicou o professor Emídio Matos.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.