
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está preparando uma ação contra o roubo de celulares. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, está finalizando uma proposta para aumentar a pena do crime de receptação, com foco especial em celulares, cargas e fios. Além disso, o governo está planejando uma campanha publicitária sobre o tema, conforme informações da jornalista Daniela Lima, do g1.
Durante um evento no Ceará, na última terça-feira (18), Lula afirmou que não permitiria que o Brasil se tornasse uma “República dos ladrões de celulares”. O governo tem a intenção de intensificar a campanha do programa Celular Seguro, que será ampliado. Inspirado em um programa criado no Piauí, a iniciativa oferece um aplicativo que ajuda a bloquear e localizar celulares roubados ou perdidos.
O cadastro do programa será expandido para incluir um “chassi” único para cada aparelho, permitindo seu rastreamento em caso de roubo ou extravio. Quando o celular for religado, o aplicativo enviará uma notificação informando que o produto é irregular e orientando o usuário a se dirigir à delegacia.
Em paralelo, o texto que propõe o aumento da pena para receptação está em fase de ajustes finais. A proposta visa combater principalmente o roubo e a comercialização de celulares, cargas e fios. A medida tem como objetivo diminuir a sensação de insegurança na sociedade brasileira, destacando também dados positivos, como a redução no número de homicídios em 2024, que deve ser o menor em quase dez anos, com uma queda de 5,25% desde 2015. (pensarpiaui)