Sem dinheiro
A suspensão da Operação Carro-Pipa em 18 municípios do semiárido piauiense está deixando 52.372 pessoas sem água potável. A paralisação do serviço por falta de recursos se estende por outros cinco estados da região, atingindo 1,25 milhão de moradores de 344 municípios de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Parou
Segundo publica o colunista Carlos Madeiro, do Portal UOL, a informação foi confirmada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), financiador do programa e pelo Exército, responsável por sua execução, através da contratação dos “pipeiros” – donos de caminhões-pipas que fazem o transporte e distribuição de água.
Semiárido
Em nota, o Escritório Nacional da Operação Carro-Pipa do Comando Militar do Nordeste, com sede em Recife, Pernambuco, informa que “interrompeu a distribuição de água no dia 25 de novembro em quase todo o semiárido, haja vista a falta de descentralização de recursos pelo governo federal.”
A nota não oferece mais explicações além da falta de recursos para tocar os trabalhos.
Onde
Com a paralisação, ficam sem água potável fornecida pelo governo federal, 134.599 moradores de 31 municípios de Alagoas; 339.529 moradores de 55 municípios da Bahia; 139,399 moradores de 90 municípios da Paraíba; 508.433 moradores de 90 municípios de Pernambuco; 72.094 moradores de 57 municípios do Rio Grande do Norte, além dos já citados 52.372 residentes em 18 municípios piauienses. Sergipe e Ceará não tiveram suspensos os serviços.(Portalaz)