Nesse âmbito, o aumento do efetivo policial foi uma das prioridades. No ano passado, mais de 1.100 soldados foram formados, integrando hoje o policiamento em todo o Piauí.
“Esses investimentos nas forças de segurança em relação ao reaparelhamento, sobretudo no quadro de pessoal, é fundamental. No ano de 2023, mais de 1.100 novos homens e mulheres foram formados e nomeados. E agora, no início de 2024, no qual se encerrou o curso em dezembro, que estava em estágio operacional, o senhor governador, o secretário de segurança e o Comando-geral participam da grande solenidade dia 11, para formar e nomear de pronto, imediato, cerca de 350 novos homens e mulheres para a segurança da corporação. Isso é muito importante, já que começamos o ano com um maior número de efetivo de homens e mulheres que vão se somar na polícia militar para prestar o seu compromisso honrado, que é servir e proteger a sociedade piauiense”, destaca.
Os novos policiais irão incrementar as unidades especializadas da Polícia Militar e o programa Patrulha Cidadã, lançado no fim do ano passado. O Comandante-geral comemora o olhar atento do governo para com a segurança pública.
“Isso irá incrementar todas as unidades da polícia militar, sobretudo as unidades especializadas e aquelas que foram criadas em 2023, que são os grandes comandos descentralizados, sobretudo no Batalhão Especializado de Policiamento do Interior, o Comando de Policiamento Aéreo, o Comando de Policiamento de Trânsito, no Comando Ambiental, enfim. Inclusive na Patrulha Cidadã, que é uma ferramenta que estamos inovando aqui na capital e na planície litorânea. Então estamos muito felizes com esse olhar diferenciado e atento do seu governador e secretário com a parte da segurança pública”, completa Scheiwann Lopes.