PMDB – CINQUENTA E DOIS ANOS DE LUTAS E GLÓRIAS

Por: Benedito Gomes(*)
A história do antigo MDB, hoje PMDB, já é amplamente divulgada e muito conhecida. Em Parnaíba desde a criação em 1966 até os nossos dias foram anos de lutas e glórias. Ganhamos a primeira eleição para Prefeito com Elias Ximenes do Prado, contra a ditadura e o grande Governador Alberto Silva. Imagine como era a força da militância partidária e a credibilidade de seus dirigentes! Nós do PMDB na época respeitávamos o povo e as autoridades constituídas e de ambos, também, a recíproca era verdadeira.
Elegemos, ainda, os Prefeitos Batista Silva e Dr. João Silva, este já no PMDB; diversos vereadores, deputados estaduais, grande votação para deputado federal, senadores e também elegemos governadores que todos sabem quais foram. Quando se marcava uma reunião da diretoria do PMDB, apenas para tratar de assuntos internos, mesmo assim, apareciam por lá de cem a duzentas pessoas.
Convenção partidária, para eleição da diretoria, era um mundo de gente. Lembro-me bem de duas: uma no Ferroviário e outra no Polivalente, em ambas a Avenida São Sebastião era transformada em Praça da Democracia. Centenas de torcedores com bandeiras do partido que eram desfraldadas. De todos os lados chegavam admiradores, políticos, eleitores, bandinhas de música… Motoristas passavam, buzinavam seus veículos cumprimentando os presentes e no final da tarde a Convenção era encerrada com belos discursos e o povo fazendo a festa. E o PMDB cada vez mais forte.
E você pergunta: por que o Partido chegou à triste condição que está hoje em nossa cidade, sem nenhum vereador, sem candidato a prefeito e nem vice. O que houve então? Vou ver se consigo explicar e ser entendido:
Há mais ou menos oito anos, reuniram-se em Teresina lideranças diversas e com a diretoria estadual resolveram lotear o partido, ou seja, os deputados da região norte, mandariam nos diretórios da área, os da região sul idem, idem, e etc…. ai, foi o começo do fim.
Naquele ano, acho que em 2010, estava encerrando meu mandato, de Presidente no Diretório Municipal. No inicio de outubro encerrava aqui e em todo Brasil. Uma semana depois haveria eleição para os Diretórios em todo território nacional.
Que fez então o então Deputado Zé Filho? Simplesmente dissolveu o Diretório, que funcionava plenamente há 45 anos, e criou uma comissão provisória, em trinta dias; fez diversas filiações de pessoas que nada tinham a vê com politica. Por exemplo, filiou Dr. Andrey Gonçalves e em seguida fez eleição para o novo diretório e lhe nomeou Presidente. Seis meses depois Dr. Andrey renuncia a Presidência e pede desfiliação do partido, talvez por falta de aptidão politica ou por algo mais que não sabemos. Assumiu então a Presidência do PMDB Municipal, a Sra. Juliana Falcão, que era primeiro Vice – Presidente. De lá para cá, nenhuma reunião foi mais realizada no partido, a não ser aquelas em uma sala, em cima de uma mesa com três ou quatro pessoas decidindo tudo.
Para manter um partido politico do porte do PMDB em uma cidade como Parnaíba, com quase cem mil eleitores, precisa de pessoas interessadas no seu comando, um escritório em funcionamento, com filiação dos novos membros em tempo hábil, dentro do prazo previsto em Lei. Mas este é apenas um detalhe para você ver como é que se consegue acabar em quatro anos o que foi feito em quarenta. Estou tentando recuperar o patrimônio eleitoral que tivemos aqui, e sei como fazer. No seu caso, presidenta, faça algo pela legenda ou faça como o Messi (jogador Argentino). Desista e pronto.
(*)Benedito Gomes
Contador(UFPI)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.