A barca do sal 2
O porto do Piauí, inaugurado com pompa e circunstância em 13 de dezembro do ano passado, está prestes a fazer seu primeiro aniversário sem que tenha recebido neste período um único e mísero navio.
Nessa configuração de muito gasto e nenhum resultado, o porto do Piauí é a versão século XXI da barca do sal, a aventura marítimo-fluvial do ex-governador Alberto Silva (1987-1991), que custou muito dinheiro aos cofres públicos, enriqueceu gatos gordos e nunca trouxe um grama de sal para temperar uma piaba pescada no Poti Velho.
Sem investimentos
O que parece adequado dizer é que se em alguns mares singram navios fantasmas, no Piauí existe o porto fantasma.
O molhe de Rafael não foi notado pelo governo do companheiro Lula, que prepara um leilão para privatizar 22 terminais portuários pelo país. Luís Correia está fora desse maná de R$ 8,7 bilhões em investimentos.
Vizinhança
Segundo informou a Folha de S. Paulo na sua edição impressa de terça-feira, nos Estados vizinhos do Maranhão, Ceará, Bahia e Pernambuco, as concessões de terminais portuários para o setor privado pelo governo Lula devem resultar em investimentos de R$ 2,140 bilhões até 2026.
A maior fatia do investimento vai para o porto de Itaqui, em São Luís, com R$ 1,567 bilhão, seguido pelo porto do Pecém, em Fortaleza: R$ 453,3 milhões.(Portalaz)