
O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2019, referente ao ano-base 2018, começa nesta quinta-feira (07). O delegado da Receita Federal no Piauí , Edmar Ferreira, ressalta que não houve mudanças significativas em relação ao ano passado. Ele destaca que a principal novidade é a exigência de apresentar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) de todos os dependentes de qualquer idade, até de recém-nascidos.
Devem declarar o Imposto de Renda quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado. O prazo para a declaração segue até o dia 30 de abril.
“A orientação é que se faça a declaração o quanto antes, principalmente, aquele que tem restituição a receber. É importante sempre lembrar dos rendimentos recebidos em 2018, os gastos que precisam ser comprovados”, alerta Ferreira.
Ele acrescenta que a Receita Federal disponibiliza o programa para a declaração do IR também por meio de dispositivos móveis.
“A Receita, ano a ano, vem investindo na facilitação ao contribuinte. Investe, inclusive, em mobilidade. Hoje você pode entregar a declaração por meio de dispositivos móveis como tablets e smartphones que tem o serviço “meu imposto de renda” que está disponível nesses dispositivos. A gente espera que todo esse processo de entrega do IR seja bastante tranquilo no Piauí”, orienta o delegado da Receita Federal no Piauí.
O resultado da declaração do IR sai no dia posterior à entrega e pode ser acessado para retificações.
Com informações Cidade Verde