“Prefeitura Itinerante” instalada na Baixa da Carnaúba
Atualmente já são quase dois mil eleitores, mas a população do povoado Baixa da Carnaúba tem vivido esquecida, ao longo dos anos, como outras residentes na zona rural do município.Neste final de semana chegou lá o Programa “Prefeitura nos Bairros”, já na 5ª edição. Já esteve nos bairros, Portinho, Pedra do Sal, Vazantinha, S. Vicente de Paula.
O prefeito Florentino Neto, na manhã de sexta feira, assinou o decreto transferindo temporariamente o gabinete para a escola Maria Celeste(inaugurada em 87, gestão Dr.João Silva), onde permaneceu até ontem, domingo. Os serviços de assistência social, saúde, expedição de documentos (parceria com a justiça), dentre outros, foram disponibilizados à população.
Estivemos lá no sábado a convite e conversamos com algumas pessoas sobre as dificuldades do local. Um dos líderes da comunidade, Antônio José Barreto, comentou:”Nas campanhas políticas todos os candidatos a prefeito estiveram aqui. Depois de eleitos, esta é a primeira vez que o povo da Baixa da Carnaúba põe os olhos em um”.
Prefeito trata com vereadores da falta dágua.
Segundo ele, o maior problema da população é a falta d`água. O assunto também foi tratado, quando o prefeito esteve reunidos com os vereadores e o ex-diretor da AGESPISA, vereador Gerivaldo Benício, pode expor sua experiência, vivida durante o período em que foi diretor da empresa, na gestão do ex-governador Zé Filho, e pode levar água potável a alguns povoados da zona rural.
Atualmente a Prefeitura abastece a comunidade com água para beber através de carro pipa. Mas a esperança é que seja concluída a Estação de tratamento e captação de água da ZPE de Parnaíba, para depois de lá a Agespisa levar a tubulação pela BR até o KM 12 e poder ser revolvido o problema de falta d`água daqueles povoados da área.
Sala de Expedição de documentos
A grande procura dos residente do local foi pela aquisição de documentos. Carteira de Identidade e de Trabalho foram bastante procuradas e o povo atendido, graças à parceria feita com a “Justiça Itinerante”. De acordo com o advogado e ex-vereador Reinaldo Filho, secretário municipal do trabalho, já foi autorizado pela Advocacia Geral da União e o prefeito Florentino Neto deve firmar convênio com o Ministério do Trabalho a fim de poder também expedir tanto o RG, quanto a carteira do trabalho. “Atualmente Parnaíba recebe apenas 250 carteiras e identidade/mês, para expedir, e não atende a demanda”, disse. Há também muita dificuldade atualmente da população ter acesso à carteira de trabalho e a parceria com a prefeitura iria descentralizar esta prestação de serviços.
Prestação de serviços à comunidade
Produção e venda do artesanato local
