A justiça concedeu liminar suspendendo os direitos de a Companhia de Águas e Esgoto do Piauí S/A, AGESPISA, explorar os serviços de água e esgoto dentro dos limites de Parnaíba. A liminar foi concedida pela juíza da 4° Vara da Comarca de Parnaíba, Anna Victória Muylaert Saraiva Cavalcante Dias.
Na manhã desta segunda-feira (14), foi realizada uma reunião a portas fechadas no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Piauí entre representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Parnaíba. O intermediador do Estado foi enviado pelo governador Wellington Dias (PT) para tentar uma negociação e fazer uma transição pacífica.
A partir de agora o município deverá nomear uma comissão com um gestor para fazer a transição. Ao mesmo tempo, deverá ser criada uma autarquia para gerir a empresa em definitivo.
Com o fim de garantir uma transição confortável para as partes, a juíza determinou que a Agepisa transfira bens reversíveis necessários à execução do serviço de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto sanitário, entre outros, no prazo de 30 dias, sob pena de multa diária de R$ 50 mil, além de multa de R$ 200 mil, caso venha obstacularizar a retomada da prestação de serviço pelo município. Fonte: Blogdopessoa. Fotos: JP. Edição: APM Notícias.