Além da suspensão de licitações em curso, medida adotada menos de dez dias após assumir o governo, Rafael Fonteles vai monitorar do Palácio de Karnak, com um secretário de sua confiança, as licitações e contratos da administração de bens e serviços com fornecedores do estado.
Essa iniciativa não deixa de ser inédita e, também curiosa, porque já provocou especulações de que o chefe do governo, sabedor das várias formas de fazer licitações na gestão anterior, estaria sim querendo fazer um rigoroso controle no setor.
![]()
O governador sancionou na semana passada a lei que alterou a estrutura da Governadoria, agregando a ela a Secretaria de Relações Institucionais – antes uma superintendência da Secretaria de Governo e a Secretaria do Gabinete do Governador, basicamente o cargo ocupado pelo chefe da pasta.
Será na recém-criada Secretaria de Relações Institucionais onde repousa maior poder. A atuação da pasta será a de realizar o monitoramento das licitações, gerenciar atas de preços e autorizar adesões de registro de preços formados pelos órgãos e entidades da administração estadual direta e indireta.