O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção ao Turismo Marcelo Freixo (PT), ex-deputado federal, destacou, em uma recente entrevista em um podcast, o fascínio do humorista Fábio Porchat pelo Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado em São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí.
Segundo Freixo, o humorista ficou tão encantando que disse que se o parque, que é um patrimônio cultural da humanidade reconhecido pela UNESCO, que acredita que se ele existisse em um outro país, seria considerado uma das atrações turísticas mais visitadas do mundo.
“O Fábio Porchat foi à Serra da Capivara e falou assim: ‘Se aquilo fosse na França, era o lugar mais visitado do planeta, porque eu nunca vi nada tão espetacular’”, contou Freixo, que citou algumas das pinturas rupestres mais conhecidas do parque, como a figura do beijo.

A pintura chamada “O Beijo” mostra duas figuras humanas se tocando, considerada por pesquisadores como a primeira representação de um beijo na história da humanidade. Pesquisadores acreditam que a imagem tem mais de 12 mil anos de existência.
“O beijo que é algo tão importante na vida. Que sensacional, gente. Isso é de uma grandeza, é de uma riqueza e está lá”, disse o presidente da Embratur, que postou: “A Serra da Capivara é um dos lugares mais incríveis do mundo. E tá aqui pertinho da gente, no interior do Piauí. O Brasil é fantástico e é cheio de paisagens pra gente conhecer. Viajar pelo nosso país é maravilhoso”.
Não foi anunciado, contudo, algum tipo de novidade para a atração turística. Porchat esteve no parque há cerca de dois anos. Na época ele havia divulgado que o local deveria ser um dos mais visitados do mundo, demonstrando o quanto ficou encantado.
O Parque Nacional Serra da Capivara tem 46 anos de existência. Com 130 mil hectares e mais de 1.200 sítios com arte rupestre, pinturas que foram feitas em rochas e paredes de cavernas há milhares de anos, atrai cientistas e turistas de todo o mundo. Os trabalhos realizados no parque pela equipe da arqueóloga Niède Guidon, presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), foram fundamentais para comprovar que os primeiros homens a chegarem na América datam de cerca de 100 mil anos. (OitoMeia)