Por: Benedito Gomes
Bom dia, patrão! Hoje é o dia mundial do trabalho, sinal que se trabalha no mundo inteiro. O primeiro de maio, qualquer que seja o dia da semana, é feriado em homenagem ao trabalho. E nós trabalhadores fazemos a festa, afinal, é o dia que engloba todas as profissões do ser humano.
Uma justa homenagem a um ser invisível. Você não ver o trabalho, você ver o resultado, que sempre é benéfico, gratificante e rendoso. Qualquer que seja a atividade, quando se chega ao final e vimos o que se produziu, ai nos sentimos felizes e dizemos: aqui está o resultado do meu trabalho. É gostosa a realização de mais uma obra executada em benefício de todos.
Quando se fala dia do trabalho vem aquela imagem de uma fábrica, com operários entrando e saindo, sem parar. Pensamos em uma grande empresa com centenas de trabalhadores, com carteira assinada, enfim, muita gente pensa que dia do trabalho é o dia do empregado. Não é por ai. No dia primeiro de maio o homenageado é o trabalho e não o trabalhador. Toda profissão é honesta e todo trabalho é digno. O conjunto, profissão e trabalho, gera desenvolvimento, gera riqueza, traz bem estar a todos os seres, humanos ou não. Capital e trabalho são companheiros. A circulação de um depende do esforço do outro.
Mas, iniciei este texto cumprimentando o meu patrão. Sabe com quem estou falando? Com você, povo parnaibano e de outras cidades do Piauí, Ceará e Maranhão, para quem trabalho. Há cinquenta anos faço o possível para que meu patrão esteja sempre satisfeito. É com o capital do patrão e o trabalho do empregado que a economia funciona. Para isso dar certo é preciso que ambos estejam confiantes em seus objetivos e que um tenha pelo outro respeito e honestidade. Existe o trabalho formalizado, aquele que é exigida a “carteira de trabalho, CPF, RG, título de eleitor, atestado ocupacional e mais e mais”. E existe o trabalho informal. Na informalidade não há burocracia, tudo é feito com simplicidade. A execução do trabalho se faz conforme o combinado e a remuneração é sempre imediata.
São centenas de categorias profissionais, formal, informal, liberal e outras, mas, todos nós exercemos o que hoje comemoramos: o trabalho. Nós trabalhadores informais ou liberais, não temos carteiras assinadas; somos empregados do destino. Não temos dia e nem hora para trabalhar. Parabéns primeiro de maio! Parabéns, trabalhadores! Parabéns, Patrão! Vocês merecem!!!
Somos iguais e somos felizes, porque trabalhamos
Benedito Gomes
Contador – UFPI