Projeto Oncolher Itinerante leva prevenção e diagnóstico precoce do câncer ao interior do Piauí

Hospital e Maternidade Marques Basto

O Hospital Marques Basto, responsável pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) de Parnaíba, concluiu a edição 2025 do Projeto de Oncolher Itinerante, iniciativa pioneira que tem como objetivo ampliar a prevenção, o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer em municípios distantes do polo de saúde.

A ação itinerante, iniciada em maio, percorreu cidades da Planície Litorânea e do Território dos Cocais, levando consultas, exames e palestras educativas para a população e capacitação para profissionais da Atenção Básica. No total, foram ofertadas 358 vagas de triagem oncológica, distribuídas entre 34 municípios, resultando em 79 atendimentos presenciais.

Durante as atividades, foram identificados 12 casos confirmados de câncer e outros 48 pacientes em investigação diagnóstica, reforçando a importância da detecção precoce para o sucesso do tratamento.

“Houve boa participação dos municípios nos treinamentos, mas a adesão às consultas in loco foi baixa – apenas 13 municípios enviaram pacientes. É importante que os gestores municipais de saúde garantam acesso da população às oportunidades de rastreamento oferecidas pelo Projeto desenvolvido pelo Hospital Marques Basto”, explicou Simony Falcão coordenadora do projeto. 

Além da triagem e do atendimento especializado, o ONCOLHER reforçou seu caráter educativo com palestras e orientações sobre prevenção, cuidados e fluxos de encaminhamento para o tratamento oncológico na UNACON de Parnaíba.

A diretoria do HMB destacou ainda que iniciativas como a implantação da Casa de Acolhimento para pacientes oncológicos e acompanhantes, somada ao transporte sanitário gratuito, fazem parte do esforço da instituição para reduzir barreiras de acesso ao diagnóstico e tratamento.

“Nosso compromisso é garantir que nenhum paciente deixe de ser atendido por dificuldades de deslocamento ou falta de apoio. O Projeto Oncolher é uma demonstração de como a interiorização da saúde pode salvar vidas”, afirmou Mirócles Campos Véras, diretor Administrativo/financeiro.

Com o encerramento desta edição, o Hospital Marques Basto reafirma seu papel como referência em oncologia no Piauí e seu compromisso em ampliar o acesso da população às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.