Membro do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, o deputado estadual Francisco Limma sinalizou em entrevista ao MeioNorte que a legenda tem a meta de eleger um terço dos prefeitos do Piauí no pleito de 2024, o que representaria cerca de 74 gestores.
Ao contrário da eleição municipal passada, desta vez, o PT almeja eleitos também em médios municípios. Em 2020, o partido se sagrou vitorioso em um bom número de cidades, no entanto, a maioria de porte pequeno. Limma ao explicitar o desejo da sigla crava nomes que já são consenso para municípios como Campo Maior e Altos.
“Olha, nós temos quase todos os médios municípios, o PT, ele tem ou a candidatura, digamos, de prefeito, ou então ele vai integrar uma coligação dentro dos partidos da base aliada. Em São Raimundo Nonato deveremos ter um nome do Partido dos Trabalhadores, em São João do Piauí a gente deve fazer lá uma aliança, mas em Oeiras nós estamos discutindo se o nome é do PT ou PT indica vice, em Valença estamos trabalhando um nome do PT, em Paulistana trabalhando um nome do Partido dos Trabalhadores, estamos discutindo, temos um nome já de pré-candidato em Campo Maior, em Castelo, em Piripiri, em Parnaíba, em Altos, estamos discutindo um nome em José de Freitas, então em vários municípios, em Piracuruca, em Batalha, então o PT deverá ter aí de 80 a 90 pré-candidatos que estão colocando seu nome à disposição. A nossa meta é eleger aí pelo menos um terço dos prefeitos e prefeitas do nosso estado”, cravou.
O deputado estadual ainda comentou sobre a disputa majoritária em Teresina, frisando que depois da definição interna por Fábio Novo, parte-se agora para uma nova fase, com a realização de plenárias e a construção de um plano de Governo.
“O Partido dos Trabalhadores vai continuar fazendo as plenárias agora discutindo propostas para subsidiar o programa de governo. Então o PT defende a participação popular em todas as etapas. Então teve essa primeira etapa de definição das pré-candidaturas e agora a discussão das propostas para o programa de governo”, disse. (Francy Teixeira)