Quase 200 municípios do Piauí podem ter reforço de tropas federais nas eleições de outubro

Por Caroline Oliveira

reuniao_tre_com_o_exercito_2024-07-18_.jpegRenato Andrade/Cidadeverde.com3reuniao_tre_com_o_exercito_2024-07-18.jpegRenato Andrade/Cidadeverde.com

Representantes do Exército participaram de reunião no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para discutir a segurança nas eleições deste ano. Segundo o presidente da Corte, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, mais de 100 municípios solicitaram reforço de tropas federais. A lista será analisada e enviada ao Tribunal Superior Eleitoral  (TSE).

“O processo começa no TRE e vai para o TSE. Quem requisita é o TSE atendendo o pedido dos juízes eleitorais. O Exército está aguardando essa eventual convocação. O general falou da logística, satisfação em cooperar com o Piauí e a Justiça Eleitoral e disse que as forças federais estão prontas”, disse o presidente do TRE-PI. 

O desembargador destaca que juízes eleitorais já se manifestaram pelo reforço federal em 188 municípios. A corte se reunirá para discutir a lista e enviar ao TSE. 

O general Pinto Sampaio, comandante da 10ª região militar, manifestou a disposição em colaborar com o processo eleitoral. 

“O Exército Brasileiro atua no Piauí com três unidades e tem contribuído disponibilizando tropas, quando convocadas. A conversa foi extremamente profissional, buscando o alinhamento das nossas possibilidades, para que tudo aconteça da melhor forma”, explica o general.

Além de tropas federais, a segurança nas eleições também terá reforço das forças de estaduais. O planejamento para aumentar o efetivo nos municípios inclui a compra de folga de policiais. 

“Já estamos com plano de segurança, inclusive mobilizando pessoas da Capital, que estão no administrativo, para reforçar o policiamento no interior, a questão das operações, das planejadas. Vamos liberar um orçamento para garantir o máximo de efetivo durante o período eleitoral”, explica Chico Lucas, secretário de Segurança Pública do Piauí.(cidadeverde.com)

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.