O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), exonerou Washington Bandeira (PT) da Secretaria de Educação (Seduc), nessa sexta-feira (26). A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado e passa a valer a partir do dia 31 de dezembro deste ano.
Conforme o governo, o ex-secretário passará a assumir, no dia 1º de janeiro de 2026, o cargo em comissão de assessor especial do governador, DAS-4, da Secretaria de Governo.
O superintendente da Seduc, Rodrigo Torres, também foi exonerado e designado para assumir o comando da secretaria também a partir do primeiro dia do próximo ano.
A exoneração do secretário acontece em meio a discussões sobre o pleito eleitoral. Na última semana, Rafael Fonteles externou publicamente sua preferência por Washington Bandeira para compor a chapa majoritária como vice em 2026. Foi depois dessa declaração que o então secretário publicou nas redes sociais uma mensagem de despedida da Secretaria de Educação (Seduc), evidenciando sua disposição para assumir novos desafios possivelmente no cenário político.