Rafael Fonteles abriu a 4ª Conferência Estadual de Juventudes do Piauí
O governador Rafael Fonteles anunciou, na manhã desta sexta-feira (20), que vai conceder um aumento salarial para todos os servidores públicos estaduais – ativos e inativos – em 2024. Fonteles argumentou que a redução dos repasses do ICMS dos combustíveis e a queda das transferências de recursos federais, como Fundo de Participação, impediram a concessão de qualquer reajuste salarial no Estado. A queda do FPE foi de R$ 71 milhões em julho e agosto, um rombo de R$ 130 milhões no caixa do governo.
“Não foi possível a gente dar um reajuste esse ano por causa da queda do FPE, mas eu já estou garantindo, independente de qualquer cenário, no próximo ano um reajuste para todos os servidores ativos e inativos. E vamos discutir no mês de janeiro ou fevereiro o valor deste percentual para encaminhar para a Assembleia Legislativa. Mas serão todos e será um reajuste linear para todo mundo”.
Rafael Fonteles abriu a 4ª Conferência Estadual de Juventudes do Piauí (CONFJUV, evento realizado pela Comissão Organizadora Estadual (COE) em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos das Juventudes (CEDJUV) e a Coordenadoria Estadual de Juventude (COJUV). Além da promessa de conceder aumento salarial para os servidores, Rafael Fonteles falou sobre a viagem à China.
“São referência em termos de educação, em termos de governo digital, em termos de tecnologia da informação. Por exemplo, a China é o nosso maior parceiro comercial e investe muito em infraestrutura no mundo inteiro. Então, nós vamos levar, por exemplo, os nossos projetos de infraestrutura. E o segundo ponto mais importante é trazer investimentos para cá. Então, nós já fizemos missões na Europa, nos Estados Unidos e agora no Oriente, na Ásia, e certamente muitos investimentos virão a partir desse nosso diálogo com governos e com empresas relevantes no mundo e que têm interesse em aproveitar o potencial do Piauí”, afirmou o governador, que transmite o cargo para o vice-governador Themístocles Filho, às 13h no Palácio de Karnak e embarca para São Paulo e de lá para a Ásia.
Fonte: Paulo Pincel