
O período de campanha eleitoral mais curto apressou muitos políticos em suas estratégias para 2018, e apesar das vedações impostas pela Justiça Eleitoral, os ditos pré-candidatos têm recorrido às ferramentas de mídias sociais e aplicativos de mensagem para espalharem suas ideias, e se apresentarem no cenário eleitoral.
Pelo Brasil, um dos recursos mais utilizados com este proposito é sem dúvidas o Facebook. No Piauí, são 1,5 milhão de usuários cadastrados, mas ainda assim são poucos os políticos que apostam na ferramenta como uma oportunidade de conseguir se aproximar do eleitor, de debater propostas, e conseguir ser visto.
“Os políticos piauienses ainda não se ligaram para a importância das mídias sociais porque ainda estão alienados aos veículos de comunicação tradicionais, como TV e rádio. É um descuido muito grande, afinal, os eleitores estão também na internet e através das redes é possível canalizar a mensagem pros públicos específicos criando um relacionamento entre político e eleitor que antes não era possível”, destaca o gerente da CND Mídias Sociais, Samuel Soares.
Prova disto é um levantamento feito pelo Instituto BrVox, encerrado no dia 20 de junho, mostrando que o pré-candidato com o melhor público em sua página oficial no Facebook, as chamadas fanpages, não chega a sequer 89 mil fãs.
O BrVox ranqueou para o 180graus as 20 maiores páginas de pré-candidatos das eleições 2018, para deputado estadual, e a liderança ficou com o deputado Georgiano Neto (PSD), que deve disputar a reeleição. Sozinho, tem mais de 89 mil fãs que curtem a sua página.
Seguem no ranking os deputado Flávio Nogueira Júnior (65 mil) e Marden Menezes (34 mil). Na sequência o pré-candidato Devan Eugênio, pré-candidato de Campo Maior e apresentador do programa Eugênio Show, no Facebook, que tem 17 mil fãs na sua página. O top 10 tem ainda Ziza Carvalho (16 mil), Janainna Marques (15 mil), Fábio Novo (13 mil), Dr. Francisco Costa (11 mil), Tiago Vasconcelos (10 mil) e Dr Pablo Santos (10 mil). Fonte: 180graus. Foto: Piracuruca News. Edição: APM Notícias.