
A Receita Federal do Piauí realizou, nesta quinta e sexta-feira (29), uma operação de combate à pirataria no centro de Parnaíba, litoral do estado, que apreendeu 520 sacos de mercadorias falsificadas e contrabandeadas. Entre os produtos recolhidos estavam celulares, smartphones, videogames, calçados, roupas, bolsas, mochilas, brinquedos, caixas de som, fones de ouvido e diversos acessórios para celular.
Ao todo, 14 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados. Os locais haviam sido previamente selecionados a partir de denúncias de escritórios de advocacia que representam marcas lesadas pela pirataria e de levantamentos internos da Receita Federal.
A ação teve como foco coibir a venda de produtos falsificados e de mercadorias introduzidas irregularmente no país (descaminho), sem certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ou selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
De acordo com a Receita Federal, além de serem ilegais, diversos produtos ofereciam riscos à segurança do consumidor. Alguns carregadores de celular, por exemplo, possuíam liga ferrosa em seus plugs, o que pode provocar curtos-circuitos e até incêndios.
Fonte: Receita Federal