Há tempos faço cobertura das sessões da câmara municipal de Parnaíba e, vez por outra, um ou outro vereador dá demonstrações de já estar de saco cheio pelo fato de prefeitos não estarem nem aí para os pedidos que eles fazem, seja através de requerimentos ou projetos de lei. E a atuação do vereador fica comprometida.Uma das funções mais importantes dele, qual seja a de reivindicar, pedir, em nome da população, não é levada em conta pelo Executivo. E geralmente o requerimento solicita coisa pequena, como conserto de um calçamento, iluminação de ruas, limpeza de praças… Ocorre isso agora, como ocorreu também quando comecei a frequentar a Câmara, com o prefeito de então, isto na segunda metade dos anos 70.
Quantas leis esses homens não aprovam anualmente e pouquíssimas são colocadas em prática?! Primeiro porque, como já disse, o prefeito da época não quer nem saber; segundo, porque o próprio vereador não luta para ver executada sua proposição; e, terceiro, porque parece que, em se tratando de lei, não há uma sintonia com a população. Guarde-se as devidas excessões.
Semana passada o vereador Reinaldo Filho(PP) externou seu descontentamento nesse sentido, ao apresentar em requerimento o pedido de colocações de tachões nas proximidades da UFPI, para inibir a velocidade dos automóveis. Deu a entender que “vereador faz papel de palhaço”.
Fernando Gomes insiste
Mesmo sabendo das poucas possibilidades de ser atendido, o vereador Fernando Gomes(PT), disse que vai continuar apresentando requerimentos e projetos de lei.”O não atendimento dessas proposições desestimula a gente, mas são os pedidos que nos fazem nas ruas.E quase sempre não implicam em grandes despesas, cujo atendimento depende tão somente de boa vontade. Mas não vou desistir, porque é o meu trabalho.Vou continuar fazendo minha parte”, disse.
A vereadora Neta Castelo Branco (PPS), por outro lado, disse que ainda acredita que, com certo jeito, possa sensibilizar o Executivo no atendimento de alguma propostas que apresentará no Plenário, “mas vou diminuir o volume de requerimentos e antes de apresentá-los vou tentar buscar saber a possibilidade de atendimento junto aos secretários municipais, o vice-prefeito Florentino ou até mesmo o prefeito José Hamilton”, destaca.
Ajuda ao prefeito
Segundo observadores, os requerimentos e projetos dos vereadores deveriam servir para orientar as ações mais imediatas dos prefeitos. Segundo tais opiniões, “é o vereador quem diariamente está nas ruas e a quem as pessoas apelam para fazer pedidos ou reclamar a ação que nem sempre vem de parte da prefeitura na hora e no tempo exato”. Mas, não sei se infelizmente ou felizmente, as coisas não ocorrem assim. Isso porque tem vereador também que enche o saco apresentando um volume imenso de requerimentos, muitos sem sentido algum.Isso para mostrar serviço.