O Secretário Estadual de Saúde, Antônio Luís, na sexta-feira (17) em entrevista para TV Costa Norte reforça que até o final do ano pretende implantar mais 15 centrais de diagnóstico no Piauí. Parnaíba será uma das cidades beneficiadas, recebendo um novo centro de diagnóstico que será vizinho ao Hospital HEDA, localizado na região central do estado. A parte burocrática está em andamento e a previsão é que, no máximo, até julho o centro já esteja em funcionamento.
Este novo centro de diagnóstico atenderá a região da Planície Litorânea, oferecendo serviços como tomografia, raios X, ultrassom, mamografia e exames laboratoriais, todos fora do ambiente hospitalar. Além disso, o centro contará com serviços de telemedicina para ampliar a assistência à população.
A telemedicina está sendo implantada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Piauí, em qualquer cidade. Se houver uma UBS no Piauí, ela contará com telemedicina, com computador e médico especializado disponível para atendimentos em qualquer dia da semana, 24 horas por dia, com agendamento prévio. Os exames necessários serão encaminhados para a central de diagnóstico fora do ambiente hospitalar.
Antônio Luís também ressalta a criação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estadual em Parnaíba, prevista para final do ano.
“A UPA será construída ao lado do Hospital Colônia do Carpina, em um terreno que pertence ao estado, e se dedicará ao atendimento de urgências e emergências. Esta medida visa desafogar o Hospital HEDA, que passará por uma ampliação. A Caixa Econômica liberou a autorização para o início das obras, que visam separar o Hospital HEDA em duas unidades: uma maternidade e um hospital geral para atendimentos eletivos. A nova UPA, será responsável pelo atendimento de urgências e emergências na região de Parnaíba”.
Em Parnaíba, haverá quatro estruturas de saúde do Estado. A maternidade e o hospital geral para procedimentos eletivos estarão localizados no mesmo ambiente, mas com entradas separadas. Além disso, a cidade contará com uma central de diagnóstico. Essas estruturas visam melhorar significativamente o atendimento na região, proporcionando serviços mais rápidos e de melhor qualidade. Essa iniciativa beneficiará não apenas a população da Planície Litorânea, mas também, ocasionalmente, a região dos Cocais.(Camila Leal)