
Bruna Fontenele fala sobre o setor de regulação na secretaria de saúde
A enfermeira Bruna Fontenele de Oliveira, da equipe técnica da secretaria municipal de saúde, disse, na semana passada, que a secretaria, desde início da gestão, sempre se preocupou em diminuir as filas nos postos de saúde. “Ainda não conseguimos sanar o problema devido à falta de alguns recursos, mas conseguimos a minimizar muito essas filas de espera. A gente trabalha com filas virtuais, ou seja, o paciente vem a qualquer a horário na unidade básica de saúde e faz um pré agendamento e quando tiver disponível a vaga entramos em contato telefônico para que o paciente venha receber o data e horário do atendimento. A gente minimizou muito o problema das filas”, explicou.
Ela disse também ainda existirem alguns problemas com relações alguns exames, principalmente laboratoriais. “Mas é uma meta que até 2020 possamos ampliar o acesso e reduzir mais ainda as filas físicas nos postos de saúde. A gente tem ainda dificuldades. Às vezes as pessoas acham que as filas são para exames .e consulta especializada, mas é questão de organização do posto. A fila que está lá é para agendamento da consulta do médico do posto. Às vezes é falta de organização nesse agendamento prévio. Mas sobre esse agendamento prévio também a gente vai sentar e conversar com a atenção básica pra melhorar a programação de consultas nos postos.

Secretária Rejane (ao centro) com outros membros de sua equipe
Finalizando Bruna informou que hoje estão disponibilizadas 3 linhas de telefones, que funcionam de amanhã e tarde. “A gente liga para mais de mil pacientes por semana. Então é um volume alto que funciona em dois turnos, com três funcionários. Quando não conseguimos contato com os paciente, então enviamos a informação no sistema para o atendente de regulação do posto de saúde, dizendo que não conseguimos o contato e pedimos para atualizar contato com o paciente”.