A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informou que o segundo período de defeso do caranguejo-uçá inicia neste domingo (1º) e seguirá até o dia 6 de fevereiro, com foco na proteção do ciclo reprodutivo da espécie. Os municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia vão concentrar as ações de monitoramento.
Conforme o Governo do Piauí, neste período importante de reprodução da espécie, as equipes realizarão a intensificação do monitoramento, orientação e fiscalização, coibindo práticas ilegais como a captura, transporte, armazenamento e comercialização do caranguejo.
Foto: Divulgação/ Governo do Piauí

O auditor ambiental da Semarh, Thiago Cardoso, destacou que a operação dá continuidade ao trabalho já feito no primeiro período do defeso. “A Semarh, em continuidade às ações do período de defeso, estará presente na região norte, no litoral piauiense. Uma equipe de auditores estará intensificando as ações de fiscalização nesses municípios, e serão adotadas medidas sancionatórias caso seja constatado o descumprimento da portaria vigente, que visa assegurar a proteção do ciclo de reprodução da espécie”, disse.
De acordo com a secretaria, a Portaria Interministerial MPA/MMA N° 45/26 regulamenta o período de defeso, e ocorre nos dias de maior atividade reprodutiva do caranguejo-uçá, conhecido como “andada”. Qualquer intervenção humana que comprometa a reprodução da espécie, é considerada infração ambiental, passível de sanções administrativas e outras penalidades. Além da fiscalização, as equipes também realizam ações educativas junto à população local, promovendo a conscientização ambiental.