Segurança Pública no Piaui sustenta governo Rafael Fonteles e alguns setores derrapam

Os números do Anuário de Segurança confirmam o que já se previa: o Piauí teve a maior evolução em segurança pública do Nordeste, resultado que sustenta boa parte da imagem positiva do governo Rafael Fonteles até aqui. A segurança, sob comando do secretário Chico Lucas, tem sido a principal âncora de sustentação da gestão, mesmo diante do insucesso em cerca de 50% das demais pastas. Esporte, Juventude, Políticas para Mulheres, combate às drogas e até a Educação , que começou com fôlego, mas perdeu consistência , estão entre os setores que mais preocupam.

A Educação, por exemplo, deslanchou com propostas inovadoras, mas acabou transformada em uma espécie de gincana digital. A Juventude e o Esporte seguem com ações pontuais e baixa articulação com os desafios reais dessa faixa da população. O enfrentamento às drogas e as políticas voltadas para as mulheres também estão aquém das necessidades do momento. Mesmo com patamares ainda elevados de popularidade, o governador Rafael Fonteles já enxerga a urgência de ajustes.

A tendência é que ele convoque, em agosto, uma reunião reservada com secretários para traçar novas diretrizes e buscar maior efetividade nas áreas mais frágeis da gestão. Vale lembrar: segurança pública é resultado flutuante. Sustenta governos por um tempo, mas não os mantém de pé sozinha. A população quer mais do que policiamento; quer oportunidade, inclusão e resultado em áreas fundamentais para o futuro. (Silas Freire)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.