No período de 30/09 a 04/10 ocorrerá na sede do Tiro de Guerra a primeira fase da seleção dos jovens que incorporarão no Tiro de Guerra de 10-012 a em 2020.
674 jovens passarão por inspeção de saúde, exame físico e entrevistas. Destes, 300 serão designados em fevereiro para uma nova seleção, chamada de complementar, que ocorrerá pelos instrutores do Tiro de Guerra, e deste total, 100 jovens serão incorporados como atiradores no Exército em 1º de março de 2020.
O Tenente Vitelio Oliari menciona a importância do Tiro de Guerra na vida do jovem. “O Tiro de Guerra é muito importante na vida do cidadão, pois aqui ele recebe instrução cívica/militar de cidadania que vai melhorar sua parte cívica e sua responsabilidade”.
A seleção contou com parceria e apoio da Capitania dos Portos do Piauí para auxiliar o processo de seleção e ao mesmo tempo também existe 04 vagas para quem deseja servir como marinheiro vagas destinado pelo 4° Distrito Naval.
Os jovens que não comparecem à seleção para o serviço militar são considerados refratários pela Lei do Serviço Militar e ficam pendentes com o serviço militar, não conseguindo tirar passaporte, realizar matrículas em universidades e outras situações até regularizarem a sua situação militar.