Fechamos uma semana de muitas discussões jurídicas em torno da extradição ou não do italiano Cesare Battisti, condenado na sua terra por 4 assassinatos sob o rótulo de defesa da democracia.
Sabe-se lá que motivos ocultos levaram o presidente Lula a endossar sua permanência e o Supremo Tribunal Federal assinar embaixo, mas o homem saiu todo ‘pimpão’ do presídio da Papuda e seus advogados correram para solicitar passaporte brasileiro.
Temos de nos orgulhar de viver numa terra que recebe e convive bem com árabes e judeus, americanos e afegaõs, japoneses e chineses. Mas não precisamos exagerar na bondade. É preciso um pouco mais de respeito.
Battisti se soma a Ronald Biggs (trem pagador inglês) e Josef Mengele (assassino nazista). Formam uma bela trinca de atacantes e se somam a tantos outros bandidos internacionais que buscaram a ‘terra brasilis’ confiando na fraqueza da autoridade e no ambiente acolhedor próprio do povo.
Para encerrar bem a semana, a notícia de que o ‘amigão’ Evo Morales deu quinze dias para seus compatriotas bolivianos regularizarem a situação de carros roubados, principalmente roubados no Brasil. Nossa diplomacia não emitiu um som contra essa legalização de produto de roubo e se pedir, dom Evo leva uma grana a mais.
Palocci caiu, o tal do Luiz Sérgio está caindo, o vendaval mostrou a ‘indecêndia’ de atendimento da Eletropaulo em dias de chuva e vamos descansar a cuca com a feijoada de sábado e o macarrão de domingo.
Revolta? Nada disso. Vem aí as férias de julho, festas juninas e julinas e daqui a pouco, tem Natal e Ano Novo. E, claro, tem os preparativos para o carnaval de 2012.
É a terra do samba, futebol, cerveja e jeitinho. Orgulhe-se!!!
Zé Nello