O compromisso foi firmado durante reunião na tarde desta quinta-feira (16), com o secretário de Saúde, Antônio Luiz; o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo; o reitor da UFPDPar, João Paulo Macedo, e estudantes do curso.Para o reitor da UFDPar, João Macedo, a vaga de internato dos alunos no Heda é fundamental não apenas para a formação acadêmica deles. “As quatro turmas dependem desse estágio para se formar, mas os alunos vão contribuir também no processo de assistência dos pacientes de Parnaíba e da região”, afirma.
O secretário de Saúde, Antônio Luiz, afirma que a reunião foi muito produtiva e que o Governo do Estado vai responder positivamente ao pedido dos estudantes, que é o aumento nas vagas.
“A direção do Heda vai priorizar o atendimento dos estudantes de instituição pública para que eles possam fazer seus estágios do curso de Medicina”, disse o secretário.
O estágio faz parte da formação acadêmica dos estudantes e sem ele não é possível a conclusão do curso.
Manifestação de estudantes
Na manhã da última terça-feira (14), estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar, realizaram uma manifestação por direito ao estágio no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA. O protesto aconteceuem frente ao auditório da universidade durante a visita de autoridades do governo, como o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o deputado federal Florentino Neto, o deputado estadual Dr. Hélio e do deputado estadual Rubens Vieira, entre outras autoridades. (Yara Lays)