Sessão da Câmara de Parnaíba tem duração recorde de apenas 28 segundos

                     Vereadores Gustavo, Carlson Pessoa e B. Rocha
Exatamente 28 segundos. Esse foi o tempo que durou a sessão ordinária de ontem (08/10), da Câmara Municipal de Parnaíba. Com apenas sete vereadores presentes pontualmente às 19:30, horário oficial de abertura das sessões, o presidente da referida Casa de Leis, Gustavo Lima disse: “Meus senhores e minhas senhoras, 19: 33 da noite. Em nome de Deus, declaro aberta a sessão do dia 08 de outubro de 2015. Não havendo quórum qualificado, declaro encerrada a sessão. Boa noite a todos”!

Gustavo Lima

Lima simplesmente levantou da cadeira e saiu. Os demais vereadores, funcionários da Câmara e imprensa assistiram a cena atônitos. Logo em seguida Gustavo Lima retornou e alguns vereadores, como Carlson Pessoa (PSB) e Bernardo Rocha (PSC) pediram tolerância, mas o líder da Casa disse que não voltaria atrás em sua decisão. Pessoa falou que respeitava a posição dele, pois o mesmo estava no seu direito de fazê-lo, cumprindo dessa forma o regimento interno da instituição. “O presidente está no seu direito, mas lamento porque quem sai perdendo é a sociedade porque temos muitos projetos importantes para serem votados. Entretanto, não tiro a razão dele porque o horário deve ser cumprido e como o regimento não estava sendo respeitado, ele teve que tomar essa atitude”, ponderou Carlson Pessoa.

Estavam persentes os vereadores Carlson Pessoa (PSB), Bernardo Rocha (PSC), Neta Castelo Branco (PPS), Astrogildo (PCdoB), Antônio Cardoso (PT) e Gustavo Lima (PTB). Pelo regimento interno da Câmara, para que haja quórum (termo dado ao número mínimo de pessoas necessárias para que uma sessão possa ser válida), devem estar presentes no mínimo nove vereadores. Já para a votação de projetos, faz-se necessário a participação de 11 parlamentares.

                           Carlson Pessoa e a secretária Ângela Nojosa

Veja no link abaixo a sessão recorde:
https://youtu.be/eSTaD4qhnMw
Entenda o caso:
Corriqueiramente o horário regimental da Câmara Municipal de Parnaíba tem sido descumprido tanto na abertura quanto no encerramento. Não são raras as situações em que a demora para se iniciar os trabalhos chegam a passar de 20 minutos, simplesmente aguardando a chegada dos vereadores atrasados, quando não faltosos, para completar o quórum qualificado.

Gustavo Lima informou que na sessão anterior já havia comunicado que a partir de ontem os trabalhos se iniciam pontualmente.  “Venho sendo cobrado em relação a isso e apenas cumpri o regimento interno. O vereador André Neves que cobrava pontualidade e nem ele estava no horário. Todos os vereadores estavam avisados e a partir de agora não irei tolerar mais atrasos”, afirmou enfaticamente Gustavo Lima.
Diante do fato, fica a pergunta: Se não deseja ser vereador, porque então se candidata? (Por Luzia Paula / Ascom)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.