Receituário neoliberal no PT
O site jornalístico de esquerda Marco Zero, sediado em Pernambuco, publicou reportagem em que diz que o atual governante do Piauí, Rafael Fonteles, eleito pelo PT, está pondo em prática um receituário neoliberal, ao gosto dos partidos de direita”.
Privatização
O site lista como exemplos a proposta de privatização do abastecimento d’água, a flexibilização de licenciamento ambiental, extinção de multas por crimes ambientais e a e recusa do governo em negociar com professores em greve no início deste ano – o que terminou ocorrendo, pois o governo cedeu.
Dois pesos, duas medidas
Para o site, o PT usa dois pesos e duas medidas para tratar a privatização dos serviços de água e saneamento.
No Piauí, onde governa, o processo andou a passos rápidos, com uma consulta pública pela internet e sem que nenhuma nota contrária fosse dada.
PT em São Paulo
Em São Paulo, onde o governador bolsonarista Tarcísio de Freitas tenta privatizar a companhia de água e saneamento (Sabesp), a reação do PT é de críticas e mobilização social contra a medida.
Flexibilização de leis ambientais
Citando o governador petista do Piauí como alguém “distante das lutas sociais em defesa do meio ambiente”, o site informa que Rafael Fonteles encabeça uma “ofensiva para reformar e “flexibilizar” as leis ambientais do estado”.
O projeto começou a tramitar dia 29 de abril na Assembleia Legislativa e tem como relator Francisco Limma, um deputado do PT que já teve uma militância socioambiental.(Portalaz)