Sobem para 62%, denúncias de assédio moral no governo Lula em 2025

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).

O governo Lula (PT) recebeu 7,2 mil denúncias de assédio moral em 2025, uma média de 20 registros por dia.

O número representa uma alta de 62% nos casos em relação a 2024. Se comparado com 2020, o aumento é de cerca de 600%.

As denúncias foram registradas nas ouvidorias de 301 órgãos federais. A CGU lidera o ranking, com 676 queixas, seguida pelo Ministério do Trabalho (325) e pelo Ministério da Saúde (198).

Os dados são da Controladoria-Geral da União (CGU) e foram levantados pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão).

A CGU afirmou que o crescimento das denúncias está ligado à ampliação dos canais de registro, ações de comunicação e maior conhecimento sobre o tema.

A Controladoria ressaltou ao Estadão que os dados refletem relatos de ouvidoria, que podem ou não se confirmar depois de investigação.

A elevação dos registros não deve ser interpretada apenas sob uma ótica quantitativa. O crescimento das manifestações está associado, em grande medida, à ampliação do conhecimento sobre o tema, às ações de comunicação e sensibilização e ao fortalecimento dos canais de denúncia, incluindo iniciativas do Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (PFPEAD), instituído pelo Decreto nº 12.122/2024, além de orientações técnicas que ampliaram a credibilidade desses canais“, diz trecho da nota recebida pelo jornal.

Diário do Poder entrou em contato com o Governo Lula sobre o fato e aguarda retorno. O espaço segue aberto para manifestações.(Diário do Poder)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.