TCE bloqueia contas da Prefeitura de Bom Princípio por falta de transparência

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou o bloqueio das contas bancárias da Prefeitura de Bom Princípio do Piauí, administrada por Lucas Moraes (PT). A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (16), após a constatação de irregularidades na prestação de contas referentes ao recolhimento de contribuições previdenciárias.

Segundo os conselheiros Jaylson Fabianh Lopes Campelo e Jackson Nobre Veras, a Diretoria de Fiscalização de Pessoal e Previdência solicitou o bloqueio imediato devido à falha na comprovação do cumprimento dessa obrigação.

Prefeito de Bom Princípio, Lucas Moraes / Foto: Instagram

 

De acordo com o documento, houve “envio irregular de prestações de contas”, evidenciando uma violação ao dever constitucional de prestar contas, previsto no artigo 70 da Constituição Federal. O TCE-PI apontou que o prefeito Lucas Moraes não conseguiu comprovar o recolhimento das contribuições previdenciárias, o que gerou o bloqueio das movimentações financeiras da prefeitura. A medida visa forçar a regularização dessas pendências, que são essenciais para o funcionamento e a transparência da gestão pública.

A prefeitura de Bom Princípio do Piauí só terá as contas desbloqueadas após a correção das irregularidades e a apresentação das informações solicitadas pelo tribunal. O TCE-PI destacou que o desbloqueio ocorrerá imediatamente após a comprovação do saneamento das falhas. Enquanto isso, a população da cidade pode enfrentar transtornos, já que o bloqueio afeta diretamente a administração e os serviços públicos essenciais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.