Terapia por meio da Capoeira para pessoas da terceira idade e com necessidades especiais

No último fim de semana, o Parnaíba Shopping recebeu mais uma atividade da Associação Brasileira de Capoterapia, voltada para idosos, pessoas com necessidades especiais, cadeirantes e com obesidade. A aula foi ministrada pelo criador da metodologia, Mestre Gilvan, e pelo Mestre Sariba no terraço do shopping.

As sessões de Capoterapia são acompanhadas de músicas, palmas e movimentos ritmados, onde os praticantes, coordenados pelo instrutor, criam um ambiente descontraído e motivador do movimento numa atmosfera lúdica.

Morando de Brasília, Mestre Gilvan é o criador da Capoterapia, nome e metodologia já patenteados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (INPI).

“O projeto iniciou em 1998 nas Unidades de Saúde em Brasília. O resultado foi além do esperado e, após o encerramento dele, foi feito um abaixo assinado de vários pacientes solicitando o retorno das atividades. Viram que o quadro de pessoas que faziam tratamentos para depressão, hipertensão e diabetes diminuiu muito”, explica Mestre Gilvan, criador do programa.

Após o sucesso de aceitação e nos números positivos dos benefícios adquiridos, houve uma grande divulgação da imprensa e hoje o projeto atende mais de 50 mil idosos em 20 Estados do Brasil.

“Minha intenção inicial era tirar a imagem marginalizada que a capoeira tinha, mas ficou tão popular que hoje a capoeira é um dos maiores instrumentos de inclusão social no mundo, já sendo utilizado em mais de 150 países”, completa Mestre Gilvan.

A Capoterapia passou a ser fonte de pesquisa e hoje conta com mais de 200 artigos científicos publicados que comprovam seus resultados. “O Sistema Único de Saúde reconhece como uma atividade física de excelência, que já se encontra dentro das Práticas Integrativas de Saúde e com meta de ser implantada em todas as Unidades Básicas de Saúde do Brasil em 2020”, disse.

Mestre Sariba é de Parnaíba, iniciou a atividade com esta metodologia em 2006 e hoje está à frente de diversos grupos na cidade.

“Nossa atividade possui movimentos limitados, mas que auxiliam no desenvolvimento psicomotor de quem pratica. Só temos a agradecer o Parnaíba Shopping por abraçar nosso projeto, pois sempre que precisamos realizar um curso ou atividade, o shopping abre as portas para nós. Isso é importante para a expansão e divulgação da Capoterapia, como para os alunos assistidos pelos 15 grupos aqui no município”, encerra Mestre Sariba.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.