Teresina é a 2ª capital do país onde mais se bebe e dirige, diz pesquisa

Teresina é a 2ª capital do país onde mais se bebe e dirige. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (24) pelo Ministério da Saúde. Na capital do Piauí, 12,4% dos entrevistados  afirmaram conduzir veículos motorizados após consumo de qualquer quantidade de álcool. 

Só Palmas, em Tocantins, tem índice maior (14,2%). Já as com menores prevalências são: Recife (2,2%); Rio de Janeiro (2,9%); Vitória (3,2%); Salvador (3,6%) e Natal (4,2%).

A divulgação do dado inédito é do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018. 

No país, a proporção é de 5,3%, sendo maior entre homens (9,3%) do que mulheres (2%). A associação entre consumo de álcool e direção ocorreu principalmente em indivíduos de maior escolaridade (8,6%) e com idade entre 25 e 34 anos (7,9%).

Celular e direção

A pesquisa divulgada aponta que 20% da população de Teresina faz uso do celular enquanto dirige. No Brasil, segundo a pesquisa, de cada 5 pessoas uma dirige falando ao celular.

Teresina ficou em 17° no ranking das capitais com 20,27%. O menor índice, de acordo com a pesquisa, foi registrado em Salvador (14,18%). Foram entrevistadas em todo o país, por telefone, 52.395 pessoas maiores de 18 anos, entre fevereiro e dezembro de 2018.

Multas

Ainda de acordo com a pesquisa, 11,39% dos teresinenses afirmaram ter recebido multas de trânsito por excesso de velocidade. 

Hérlon Moraes

Fonte: Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.