A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do projeto que concede anistia a pessoas condenadas por participação em atos golpistas ocorridos a partir de 2022. Com a decisão, o texto poderá ser votado diretamente no plenário, sem análise prévia pelas comissões da Casa.
Dos dez deputados federais do Piauí, três votaram a favor da urgência: Átila Lira (PP), Jadyel Alencar (Republicanos)e Júlio Arcoverde (PP). Os outros sete parlamentares piauienses foram contrários à medida
No total, o resultado da votação foi de 311 votos favoráveis, 163 contrários e sete abstenções.
Em publicação nas redes sociais, o deputado Júlio Arcoverde justificou o voto afirmando que a anistia é “um instrumento legítimo da democracia” e que o debate no plenário permitirá construir um texto que “represente os anseios do país”.
A proposta aprovada como base para a urgência é de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), mas ainda poderá ser alterada antes da votação final.
Fonte: Portal AZ