Três jovens Vereadores parnaibanos falam de política e dos seus mandatos

Daniel Miranda, André Neves e Ricardo Véras: buscando sintonia entre oposição e governo

O blogdobsilva entrevistou três jovens vereadores, de diferentes partidos, sobre os seus mandatos e os desafios de representar o povo. Um deles foi André Neves (PDT), empresário, em seu segundo mandato, faz parte da base de sustentação do prefeito Mão Santa (SDD).

Vereador André Neves

Ele diz que não escolheu a política, mas a política o escolheu. Quando criança já tinha o desejo de ingressar na carreira política. E aos 25 anos essa vontade cresceu. Seu maior desejo é fazer um excelente trabalho pela cidade de Parnaíba.

Seu sonho na política é ser prefeito. André acredita que como prefeito pode realizar alguns projetos que são importantes para a cidade. Seu desejo é que daqui a mais um tempo seja lembrado com um vereador atuante. Que deixou vários requerimentos, foi participativo dentro das comunidades e trabalhou intensamente pela cidade de Parnaíba.

Ainda segundo Neves, um legado ele já possui, pois fazia um informativo todo semestre para mostrar e prestar contas de seu trabalho aos parnaibanos.

Hoje, no seu segundo mandato, fala que está mais experiente do que no primeiro.  Já foi oposição e hoje, base de situação, do lado do prefeito Mao Santa. Hoje, vendo seus requerimentos aprovados e tendo alguns pleitos sendo atendidos se sente lisonjeado. Ao falar sobre seu primeiro mandato, garante que ganhou bastante experiência para conduzir o segundo.

O vereador acredita que o eleitor está numa fase de mudança, mas ainda tem que aprender votar em pessoas que tem serviços prestados dentro município. Votando em bons políticos, a certeza um Brasil melhor, um Piauí melhor e uma Parnaíba melhor.

Finaliza avaliando seu mandato com nota sete, lembrando que sempre precisa melhorar. Afirma que seu mandato vai estar pautado no conhecimento que aprender a cada dia.

Em seu primeiro mandato como vereador, Daniel Miranda (PRB), advogado, afirma que está muito feliz por estar representando os parnaibanos. E assegura que seu mandato é pautar na responsabilidade, moralidade e o intuito de contribuir com a cidade de Parnaíba.

Vereador Daniel Miranda

Como vereador de oposição ao prefeito Mão Santa, ele garante que faz oposição com responsabilidade. Seu desejo é contribuir com as necessidades do município nas áreas de saúde, educação, infraestrutura. Gosta de visitar os bairros e as comunidades para dialogar com associações e assim tentar fazer um mandato participativo com as entidades.

Relata que sua experiência na Câmara está em uma fase frutífera, mas acredita que pode crescer como político e contribuir como vereador de Parnaíba.  Político por enquanto, mas o desejo não é estabelecer a política como profissão. Vai contribuir temporariamente na política, mas expõe logo que não tem intenção de permanecer de maneira continuada dentro da política.

Ele vem de uma família de origem simples e sem herança na política. Acredita que o eleitorado está em um processo de mudança. Com uma maior consciência e responsabilidade. “As eleições de 2018 serão um termômetro. Espero como jovem político, com uma mentalidade um pouco diferente do que a gente vê por aí nos políticos mais tradicionais, sem generalizar. Percebo a mudança pela minha própria eleição que é um reflexo dessa mudança”.

Filho de ex-vereador, o fisioterapeuta Ricardo Verás (PSD), está no segundo mandato como vereador de oposição. Ele diz que faz política por convicção e almeja ajudar a população de forma mais abrangente.

Vereador Ricardo Veras

Tem o sonho de alcançar voos maiores, mas garante que tudo vai depender da resposta da população a respeito do seu trabalho. “Se população reconhecer que a gente tem a capacidade de representar e atender aos interesses da população. Quero conquistar meu espaço. Mas de antemão, eu tenho, sim, esse desejo de poder participar de uma forma mais ativa na modificação do nosso município e, quem sabe, do nosso estado”.

Afirma que nesse segundo mandato como oposição ao governo municipal tem apontado os erros e sugere soluções. “Lembro que no primeiro mandato, um pouco verde, ajudando um governo, aprendendo, sem dúvida alguma esse período me trouxe muito aprendizado. Muitas lições pra gente poder atuar com mais equilíbrio e sobriedade”, diz. 

Relata as duas missões de ser situação ou oposição têm os seus desafios. “Defendo uma gestão mais equilibrada, os erros acontecem. “Acredito que Parnaíba tem muitos problemas. Alguns, bem antigos, que são difíceis de resolver, mas a gente tem que unir forças.  Não posso fazer uma oposição por oposição. Tenho que fazer oposição com responsabilidade”, acrescenta.

Com as eleições chegando, Véras espera que o eleitor possa fazer uma reflexão e votar com consciência. “Nas eleições de 2018 no mês de outubro é momento de mudança. Hoje todo mundo tem acesso à internet por meio de um smartphone ou tablete. Todos têm acesso às informações. E o eleitor não pode deixar essa oportunidade passar de mudar o jeito de escolher seus representantes”.

Conclui dizendo que a vida política no Brasil é árdua e longa, por isso é importante que o eleitor analise e possa fazer essa mudança agora em outubro.

Cada um com seus pensamentos, mas com o mesmo desejo de fazer um bom trabalho com responsabilidade e com ética. E tentar conscientizar a sociedade para que reflita sobre a legitimidade e o valor do voto.

Por: Camila Neto

Fotos: Camila Neto

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.