O Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu nesta quinta-feira (29/09) conceder certidão negativa de débito ao Governo do Estado referente ao exercício de 2010, abrindo caminho para a aprovação no Tesouro Nacional do pedido de empréstimo de U$ 550 milhões (R$ 880 milhões, aproximadamente) do Estado junto ao Banco Mundial. A certidão foi aprovada depois de reunião a portas fechadas dos conselheiros do TCE com o secretário estadual da Fazenda, Silvano Alencar.
O documento é uma exigência da Secretaria do Tesouro Nacional para dar o aval à operação de crédito do Governo do Estado com o Banco Mundial. O empréstimo foi aprovado pela Assembleia Legislativa em 14 de junho passado, mas o Estado precisa da certidão para comprovar que não deixou restos a pagar no exercício de 2010, embora tenham ficado despesas da ordem de R$ 130 milhões do ano passado para pagamento este ano.180graus
ALÉM DO FATO:
Qual é a capacidade de investimento do Piaui? Devendo o que não possui, contrai empréstimo sobre empréstimo para pagar débitos. E por que deve tanto se diziam que o governo Lula mandava dinheiro a rodo para o Estado, milhões sobre milhões? Gastaram em quê?
E a posição do Tribunal de Contas do Estado? Por que fazer reunião a portas fechadas para aprovar um ato ilícito?! É preocupante tudo isso. Mas, além de alguns portais que comentaram o fato, quem mais está preocupado com tudo isso. Aqui tudo é festa (BSilva).