Trotes prejudicam serviços de emergência em Parnaíba e dão prejuízo

Passar trote aos serviços de emergência é um desrespeito e um crime principalmente; mesmo assim é uma realidade que requer ser coibida; pois a falsa comunicação de crime ou de contravenção pode levar a prisão. A Polícia Militar é a instituição que mais lida com isso tipo abordagem.

Segundo o tenente coronel Erivaldo Lima, comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar do Piauí, 40% das ligações recebidas pela Central de Operações Policiais Militares são trote. Além do número 190 que é o mais popular contato, a Central de Operações da Polícia Militar (COPOM ), em Parnaíba, dispõe de um WhatsApp (86) 994196330.

Outra instituição de emergência que sofre muitos prejuízos com os trotes é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192. Segundo Paulo Araújo, superintendente de Urgência e Emergência de Parnaíba, são prejuízos de tempo, equipamentos e combustíveis e de alguém que realmente esteja precisando do serviço.

O 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí teve uma redução nos casos de trotes nos últimos anos. Contudo, já houve situações de que os trotes deram prejuízo principalmente para a população que precisa do serviço, pois o trote é muito perigoso. Segundo Hélio Fontenele, sargento do Corpo de Bombeiros Militar, antes da pandemia os estudantes eram os que mais faziam ligações de trote.

O sargento Hélio Fontenele disse ainda que os trotes de ocorrências mais graves são os mais difíceis de identificar. A exemplo disso, a equipe já fez deslocamento para uma falsa ocorrência, enquanto uma vítima ficou aguardando sem atendimento.

A maior parte das ligações que entram como trotes são caracterizadas por crianças com brincadeiras, adultos com palavras obscenas ou com comunicação falta de crime ou contravenção.(Daniel Santos)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.