Conforme uma mensagem enviada à instituição por meio de e-mail, o hacker, que se identificou como Azael, alegou que o ataque teria sido motivado pela omissão de dados sobre assédio sexual.
Em uma reportagem publicada pela CNN, em 31 de julho deste , afirmava que oito Universidades Federais não apresentaram dados sobre denúncias de assédio, dentre elas a UFDPar. Conforme a emissora, desde 2022 estão sendo coletadas informações sobre as anodenúncias feitas por estudantes e professoras nas instituições.
Em nota, a UFDpar informou que solicitou a abertura do inquérito para identificar o autor do crime e que não vai tolerar ameaças que prejudiquem as atividades da instituição.
Confira a mensagem do hacker:
Olá! Me identifico como Azael, Hacker Ofensivo do coletivo Anonymous.
Gostaria de comunicar que a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (www.ufdpar.edu.br) enfrentará um ataque cibernético temporário em seus portais (ficarão offline) em virtude da identificação de um caso de ocultação de informações relacionadas a assédio sexual, conforme publicado pela CNN. Essa medida se faz necessária devido à grave situação envolvendo a ocultação dessas informações, pois a informação desempenha um papel fundamental na promoção de medidas eficazes para combater casos de assédio sexual dentro das escolas e universidades e garantir a proteção das vítimas. É por meio dela que se torna possível compreender a complexidade dessas situações, identificar padrões e estabelecer estratégias que visem à prevenção e à minimização dos danos causados às vítimas. O portal será derrubado por volta de 12h do dia 12/09/2023 (horário de Brasília).
Veja a nota da Universidade:
Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) vem a público informar que, mediante a ameaça de um ataque cibernético publicado em um portal de informações da cidade de Parnaíba/PI e sua posterior efetivação, solicitou à Polícia Federal, conforme Ofícios Nº 213/2023/GR/UFDPar e Nº 214/GR/UFDPar, a abertura de investigação para identificação do autor do crime à nossa universidade e sua devida responsabilização.
Não vamos tolerar quaisquer ameaças que venham prejudicar a nossa instituição, comprometendo o desempenho e a integridade das nossas atividades.(Thaís Vieira)