Romance, tragédia, drama, comédia, monólogo ou musical, no teatro, independentemente de estilo e de formato, os espetáculos sempre despertam sentimentos imediatos no público.
Nesta quinta-feira, 19 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Teatro, e em reverência a essa celebração, o Teatrólogo Jesum Messias, um dos diretores do Teatro-Escola “Francisca Cavalcante atendeu ao pedido do Blog do B.Silva para falar sobre a comemoração.
Jesum Messias, iniciou a entrevista falando que o setor em Parnaíba registrou nos últimos tempos um considerável crescimento em função de que muitos que fazem teatro em nossa cidade fizeram curso de arte cênica, mas isso pode melhorar ainda mais porque existem outros que fizeram teatro em nossa cidade mas que encontram-se hoje em universidades de vários Estados cursando arte cênica.
Vale se destacar – segundo ele – que Parnaíba registrou um crescimento não só no teatro, mas também na dança, música, artesanato e em outras manifestações culturais, revelando grandes talentos nessas modalidades.
Jesum lamentou, no entanto, o que estamos vivendo hoje um certo desinteresse de nossos atores, diretores, sonoplastas e outros por encontrarem imensas dificuldades para montarem um espetáculo teatral.
Mas – disse ele – começamos a enxergar uma luz no fim do túnel que foi a feliz ideia do Prefeito Mão Santa em criar um Teatro-Escola, pois, além de ser um local para apresentação de espetáculos teatrais vai revelar novos talentos.
Ele deseja que o Prefeito Mão Santa, antes do final do seu mandato possa deixar o Teatro-Escola em condições de receber espetáculos com atores de outros Estados, inclusive do Rio de Janeiro e São Paulo.
Jesum Messias também destacou a necessidade de se fazer uma espécie de educação de plateia, ou seja, fazer com que os parnaibanos prestigiam os espetáculos montados por grupos de teatro locais que muitas das vezes fazem um grande investimento na montagem de uma peça que é levada um local com trezentas cadeiras, mas só aparecem 30 pessoas para assistir a esse espetáculo daí a falta de interesse dos grupos em montar novos espetáculos.
Uma boa ideia para mudar esse cenário, segundo Jesum seria que durante a semana das crianças poderíamos montar espetáculos voltados para esse público para incentivar desde cedo as crianças a tomarem gosto pelos espetáculos teatrais e se interessar pela arte e a partir daí surgem público para nosso teatro e novos atores.
Texto: João Câncio e Camila Neto