Vacina indiana Covaxin pede autorização da Anvisa para uso emergencial no Brasil

Índia libera uso da vacina Covaxin, da Bharat Biotech, que pode ser usada no BrasilApós aprovação da Anvisa, chegarão ao Brasil, em 48 horas, as primeiras 4 milhões de 20 milhões de doses contratadas

A Bharat Biotech, por meio de sua parceira Precisa, ingressou nesta segunda-feira (8) com pedido de uso emergencial no Brasil da vacina indiana Covaxin, que demonstrou uma eficácia de 81% em sua Fase 3.

Com o resultado, a Precisa Medicamentos apresentou à Anvisa a documentação para o pedido de liberação para uso da vacina Covaxin. A liberação para uso do imunizante no Brasil dará grande contribuição ao Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Os testes envolveram 25.800 indivíduos, o maior já realizado na Índia, em parceria com o Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR), de Nova Delhi, órgão máximo na Índia para a formulação, coordenação e promoção da pesquisa biomédica e um dos mais antigos órgãos de pesquisa médica do mundo.

Após a análise da Anvisa, e assim que receber autorização da agência reguladora, a Bharat Biotech fará o envio em 48 horas, diretamente para o Ministério da Saúde, do primeiro lote, com 4 milhões de doses da vacina, de um total de 20 milhões previamente contratadas, para uso exclusivo no sistema público de saúde brasileiro.

Milhões de doses de Covaxin foram administradas desde que o início da vacinação foi anunciado pelo governo da Índia, em 16 de janeiro de 2021. A vacina demonstrou o desfecho de eficácia mais importante, a proteção contra a doença grave desde o impulso de vacinação, validando as evidências de segurança dos dados dos primeiros testes e reafirmando sua segurança e imunogenicidade, ou seja, sua resposta imunológica.

Mais de 40 países expressaram seu interesse na Covaxin. Esses países estão muito satisfeitos com a tecnologia de vacinas inativadas e seguras e com o robusto pacote de dados para segurança e imunogenicidade.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.