Veja os deputados do Piauí que vão mudar de sigla na janela partidária

Mais uma etapa importante na corrida eleitoral deste ano inicia nesta quinta-feira (02), com a abertura da janela partidária para os parlamentares que pretendem mudar de partido a fim de disputar reeleição, prazo esse que seguirá até 1º de abril. No Piauí, esse processo vai modificar significativamente a composição da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), onde o MDB deve se tornar o partido com o maior número de deputados.

Essa regra só vale para as eleições proporcionais, não abrangendo as majoritárias, que incluem a escolha de governador, vice e senadores. Ao todo, dos 30 parlamentares da Alepi, 13 irão mudar de partido. Além desses, outros 3 deputados federais também mudarão de sigla partidária.

Deputados que vão mudar de sigla

Deputados que vão mudar de sigla

Da bancada da Alepi, vão mudar de partido os deputados Fábio XavierCarlos AugustoDr. HélioJanainna MarquesNerinhoGeorgiano NetoHélio IsaíasMarden MenezesGustavo NeivaOliveira NetoTeresa BrittoFirmino PauloFlávio Nogueira Júnior e Elisângela Moura.

Já entres os deputados federais, o ex-secretário de Segurança Fábio Abreu e Marcos Aurélio deverão ir para o PSD, devido a fusão partidária com o MDB. Flávio Nogueira e possivelmente a deputada Marina Santos devem migrar para o Republicanos.

O deputado que trocar de sigla fora desse período poderá perder o mandato, a não ser que consiga na Justiça Eleitoral autorização para essa mudança.

MDB ficará com 10 deputados na Alepi

Diferentemente da modalidade de federação, que envolve negociações com os diretórios nacionais, o MDB e PSD, orientados pelo governador Wellington Dias, especularam a possibilidade de fusão entre as siglas, sem necessitar da federação. Com isso, o MDB, vai ficar com 10 deputados

A estratégia mantida até o momento é a de colocar todos os candidatos a deputados federais no PSD e os estaduais no MDB, para desta forma montar duas chapas e assim potencializar a quantidade de eleitos para Câmara Federal e Alepi.(Gp1)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.