“Ventos do Bem” constrói praça em Macapá e quer preservar paraíso no litoral do Piauí

Voluntários iniciam a construção da Praça dos Ventos
Voluntários iniciam a construção da Praça dos Ventos

O povoado de Macapá, em Luís Correia (PI), está escrevendo mais um capítulo de sua história de preservação e desenvolvimento comunitário. Neste sábado (28.06), teve início o mutirão para a construção da “Praça dos Ventos“, uma iniciativa do projeto “Ventos do Bem“, idealizado por um grupo de amigos moradores e empreendedores do povoado.

Localizada próximo à praia de Macapá e à foz do Rio Camurupim, a praça promete ser um espaço de convivência sustentável, reforçando a identidade local e o turismo responsável.

Comunidade unida

A comunidade acatou a ideia e está unida por objetivo comum. Esse é um ponto positivo. O projeto, mantido por doações voluntárias de moradores, comerciantes e veranistas, também conta com a contribuição de profissionais locais, que oferecem materiais e mão de obra. 

Entre os exemplos de apoio ao projeto está a professora Juliana Campelo, que foi de Teresina com três amigas e chegou em Macapá neste sábado para participar do mutirão para a construção da “Praça dos Ventos”.

Além da construção, o “Ventos do Bem” realiza atividades educativas para crianças, ensinando sobre a importância da preservação ambiental e do desenvolvimento social.

Um paraíso no litoral do Piauí

Último povoado à beira-mar de Luís Correia antes do limite com Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, Macapá é um dos destinos mais preservados do litoral piauiense. Com as praias de Maramar e Macapá, o local é separado de Barra Grande apenas pelo Rio Camurupim, onde se formam ilhas de manguezais repletas de vida.

O povoado, que começou como uma vila de pescadores, hoje atrai turistas do mundo todo, especialmente para a prática de kitesurf, e se destaca pela biodiversidade, incluindo a espetacular revoada dos guarás ao pôr do sol. 

A arte de Iane Assunção fotografada por Ícaro Veras

(Por:Luiz Brandão/piauihoje)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.