O vereador Ricardo Véras está solicitando da Prefeitura Municipal, através de requerimento já aprovado, que seja determinada “a realização de estudos técnicos para a implantação de academias ao ar livre (Academias Populares), em regiões pólos da cidade”.
De acordo ainda com o vereador, além de toda a infra-estrutura necessária, essas academias devem possuir também quadro de pessoal qualificado, para a orientação de práticas corporais e atividades físicas e de lazer, “o que em muito vai contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que, sem nenhuma orientação técnica, estão desenvolvendo atividades física ao longo das avenidas da cidade”.
Atualmente o SESC já desenvolve em Parnaíba, na Avenida São Sebastião, atividade de acompanhamento dos exercícios físicos de um grupo de pessoas de terceira idade, assistidas pelo órgão. Entretanto, o vereador acredita que a Prefeitura muito poderia fazer, também, por pessoas de todas as idades, a partir da implantação dessas academias.
Histórico
O projeto Academia ao Ar Livre teve início com a Academia de Terceira Idade no ano de 2005, vindo de encontro ao programa Brasil Saudável, do Ministério da Saúde. Este programa surgiu para cumprir o compromisso do Brasil com as diretrizes previstas pela “Estratégia Global de Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde”, lançada em 2004 pela Organização Mundial da Saúde, de modo a melhorar a qualidade de vida da população mundial através da prática de atividade física.
Teresina, por exemplo, já conta hoje com 26 academias ao ar livre, que beneficiam centenas de idosos – seus principais usuários, além de pessoas com baixa renda, que não têm condições de pagar os valores cobrados pelas academias particulares.

