O vereador parnaibano Geraldo Alencar Filho(Geraldim) já deveria ter tido o mandato cassado há muito tempo.É o que comentam alguns dos repórteres que costumam freqüentar as sessões da Câmara Municipal.Ele é um dos mais faltosos – se não for o mais. E costuma justificar tais faltas com atestados médicos, alegando sua ausência em função de estar em tratamento de saúde, quando pode ser visto na cidade sem aparentar nenhum tipo de doença.Em algumas situações, os tais “atestados médicos” chegam a provocar gargalhadas no próprios colegas de Geraldim, por saberem não ser ele portador de nenhum outro distúrbio que não seja a falta de coragem para exercer o mandato.Justificar o salário que ganha.
Geraldim é do dos 5 vereadores locais que, por acumular mais de 4 mandatos, já poderia estar “curtiundo” uma aposentadoria de vereador, que representa metade do salário do que recebe um parlamentar na ativa.Isto a partir do momento que atinge 4 mandatos consecutivos, mesmo sem pagar previdência social como pagam os demais trabalhadores para poderem se aposentar.
Vereador Cândido Júnior
Outro que também vivia usando o expediente do “atestado médico” era o ex- vereador Candinho, que acumulava muitas faltas pelo fato de ser também construtor de estradas e viver viajando para outros lugares, mesmo no período das sessões, do dia 1º ao dia 15 de cada mês.Também a ex- vereadora Fátima Véras chegou a ser ameaçada de cassação, o que não ocorreu, em função do corporativismo existente na Câmara.
Segundo o Regimento Interno do Poder Legislativo,o vereador com 5 faltas consecutivas está passivo de cassação. O que nunca aconteceu e nem acontecerá tão cedo, enquanto o corporativismo existir.